Eternos: Entenda toda a linha temporal do filme

Filme já está em exibição nos cinemas.

Os Eternos em imagem promocional
Divulgação

Após anos desde que foi oficialmente anunciado pela Marvel Studios, o filme Eternos recentemente foi lançado exclusivamente nos cinemas. E por conta da sua abordagem, aos poucos começam a surgir também questionamentos envolvendo sua ambientação.

Como já era esperado, e já tinha sido alvo de comentários ao longo dos últimos meses, a trama de Eternos acaba tendo uma ambientação em que passa por muitas épocas diferentes da história. Algo que, por sinal, acaba nos fazendo pensar mais e tentar assimilar exatamente quando acontecimentos tomam conta da trajetória do grupo.

- publicidade -

São essas ocasiões, inclusive, que acabam definindo o destino dos heróis e suas escolhas ao longo de todo o tempo que estiveram na terra. É também ao longo de todo o seu caminho que conflitos começam a surgir, e relações começam a se formar.

As revelações feitas também confirmam que o MCU sempre foi de natureza fantástica desde os primeiros dias da Terra, e que o súbito aumento de equipes de super-heróis na década de 2010 é apenas uma pequena parte de bilhões de anos de tradição. E com este vai e vem ao longo da trama de Eternos, então é possível que as suas sequências de eventos pode se tornam confusas.

Entenda toda a linha temporal do filme Eternos

Bilhões de anos atrás: A forja dos mundos e a origem dos Eternos

Imagem do filme Eternos
Divulgação
- publicidade -

Uma das informações mais cruciais – tão importante para os Celestiais que eles mantiveram segredo dos próprios Eternos – é que os Eternos não são realmente humanóides nascidos no planeta Olympia.

Em vez disso, Arishem e os primeiros Celestiais usaram a Forja dos Mundos para construir robôs incrivelmente avançados, cujas memórias são apagadas cada vez que cumprem sua missão de preparar um planeta para o nascimento de um novo e poderoso Celestial.

Considerando que os Eternos podem passar vários milhares de anos encorajando a população de cada planeta a prosperar e quantas vidas eles já devem ter vivido, é seguro dizer que o primeiro lote de Eternos foi criado muitos bilhões de anos atrás.

Milhões de anos atrás: Os Deviantes chegam ao Planeta Terra do MCU

Deviantes em Eternos são liderados por Kro
Divulgação
- publicidade -

Descritos como o ramo corrompido dos Eternos, os Deviantes são os inimigos naturais do grupo de heróis. Embora o filme comece com o primeiro contato dos heróis com humanos há 7.000 anos, uma sequência de flashback vai mais além para mostrar como os Deviantes pousaram pela primeira vez no planeta muito antes disso.

As criaturas chegam como bolas de fogo semelhantes a meteoritos e destroem tudo à vista, sugerindo que os Deviantes foram responsáveis pela extinção de muitas espécies antigas, incluindo os dinossauros da Terra.

5.000 anos a.C: Os Eternos chegam ao Planeta Terra

Makkari em Eternos
Divulgação

O momento em que os Eternos intervêm pela primeira vez nos assuntos humanos vem mais de 7.000 anos antes da Emergência apocalíptica. Naquela época, os Eternos mostraram aos humanos suas boas intenções ao salvá-los dos Deviantes, e Sersi começa a encorajá-los a alcançar o progresso tecnológico quando ela transforma uma ferramenta de pedra em metal.

Eternos revela que a humanidade acelerou com a introdução da agricultura de Sersi, acompanhada por avanços na arquitetura, armamento e cultura, o que leva à ascensão do Império Babilônico.

É nesta época que a tentativa de Phastos de introduzir a máquina a vapor é rapidamente derrubada por Thena, onde o Portão Ishtar original é destruído por um Deviante, e onde Druig compartilha pela primeira vez seu desejo de parar de seguir as ordens de Arishem e ajudar os humanos a evoluir mais rápido.

É também nesta época que Ikaris e Sersi começam a se apaixonar e a evoluir em seu relacionamento. A Babilônia eventualmente desmorona após a partida dos Eternos, e o Domo é deixado entre suas ruínas. Makkari se sente em casa dentro do navio, e em algum lugar ao longo da linha, Kingo abandona Sprite depois que ele se cansa de explicar por que ela nunca cresce.

De acordo com Kingo, ele conhece Thor quando o Deus do Trovão ainda é uma criança, mas isso significa que ou Thor costumava acompanhar Odin em suas viagens a Midgard ou Kingo está simplesmente mentindo.

400 anos d.C: O casamento de Ikaris e Sersi

Sersi e Ikaris se casam em Eternos
Divulgação

Aos olhos humanos, Ikaris e Sersi demoraram muito para se casar. Eternos mostrou o casal celebrando uma cerimônia tradicional no auge do Império Gupta na Índia, 400 d.C. A cena é curta e apresenta apenas todos os personagens dos Eternos juntos por alguns segundos, mas o cenário da cena também destaca o quão importante eles foram para várias civilizações.

O filme não diz isso explicitamente, mas o curto Império Gupta foi o berço de uma miríade de avanços na região, incluindo desenvolvimentos científicos, culturais e artísticos da vida real. No MCU, tudo isso é devido aos Eternos, que também estavam em seu melhor momento na época.

1521 d.C.: A Queda de Tenochtitlan

Druig no filme eternos
Divulgação

O primeiro ponto baixo dos Eternos como um grupo acontece em sintonia com um dos incontáveis pontos baixos do mundo. Em 1521, os conquistadores espanhóis liderados por Hernán Cortés sitiaram a capital asteca de Tenochtitlan.

Este é o ponto onde cada Eterno restabelece sua postura sobre o futuro do planeta e o livre arbítrio da humanidade. Druig é mostrado interrompendo o conflito com o controle da mente, o que sugere que a história mexicana é pelo menos um pouco diferente no MCU devido ao resultado desta batalha. Após isso, o personagem é encontrado anos depois vivendo na floresta Amazônica.

1945 d.C.: Hiroshima

Phastos em Hiroshima no filme Eternos
Divulgação

Uma das partes mais sombrias de Eternos ocorre quando Phastos reage à destruição de Hiroshima. Embora não tenha sido o responsável direto pela invenção da bomba atômica, ele ainda se sente culpado por ter fornecido aos humanos a tecnologia que foi usada para criá-la.

Esta é a primeira cena onde Eternos se sobrepõe a qualquer grande evento mostrado no MCU até agora: a Segunda Guerra Mundial. No momento em que Phastos lamenta Hiroshima, Bucky Barnes e Steve Rogers já caíram no gelo e o Caveira Vermelha já foi teletransportado para Vormir pelo Tesseract em Capitão América: O Primeiro Vingador, permitindo assim que a Segunda Guerra Mundial termine mais ou menos da mesma forma que terminou na Vida real.

Dias Atuais no MCU – Uma Semana Antes do Emergir

Ajak nos dias atuais de Eternos
Divulgação

A morte surpreendente de Ajak é explicada retroativamente por Ikaris quando ele confessa o que ele teve que fazer para seguir os planos de Arishem. Uma semana antes do Emergir, Ikaris joga Ajak para Kro e os Deviantes, alimentando as criaturas com seu poder.

A descrição de Ajak do Emergir, que ela atribui aos estalos de Thanos e Hulk e ao aumento resultante na energia, coloca os eventos atuais dos Eternos logo após os eventos de Vingadores: Ultimato, com tempo suficiente para o mundo se acomodar um pouco e se aproximar das consequências do blip.

Este ponto na linha do tempo se encaixa na confirmação do produtor Nate Moore de que Eternos acontece quase que ao mesmo tempo do final de Homem-Aranha: Longe de Casa e o início de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa.

Dias atuais no MCU, ano de 2024, uma semana depois

Nova imagem do filme Eternos
Divulgação

A maior parte de Eternos acontece seis dias após a morte de Ajak, e ainda é simultâneo ao filme Homem-Aranha: Longe de Casa. Sem contar os flashbacks do filme e sequências de exposição, a luta dos Eternos contra os últimos Deviantes e a traição de Ikaris são bem diretas, e os maiores saltos no tempo são as viagens dos Eternos de um país para o outro.

A esta altura, Kingo personificou muitos de seus ancestrais em Bollywood, Druig cuidou de “20 gerações” na Amazônia, Gilgamesh cuidou da deterioração de Thena por muitos anos, Makkari se manteve ocupada coletando artefatos por séculos, Phastos formou uma família por um tempo relativamente curto, e Sersi e Sprite viveram uma vida bastante normal em Londres com Ikaris tendo passado anos desaparecido.

Duas semanas depois da batalha final: as cenas pós-créditos

Imagem do Starfox, personagem que está em Eternos
Divulgação

As duas cenas pós-créditos em Eternos acontecem duas semanas depois que Sersi transformou Tiamut em uma estátua no meio do oceano. É provável que Arishem se materializou na frente da Terra e apreendeu Sersi, Kingo e Phastos ao mesmo tempo que Pip, o Troll, trouxe Eros a bordo do Domo.

Com um novo rancor contra Arishem por sequestrar sua namorada, Dane Whitman pega a Espada de Ébano logo depois. O que quer que aconteça a seguir, seja Blade, um filme do Cavaleiro Negro ou outro projeto totalmente novo da Marvel, provavelmente acontecerá vários meses ou alguns anos depois de Eternos.

Talvez você também queira Ler: Eternos 2: Previsão de estreia e mais notícias

Sobre o filme Eternos

“Os Eternos, da Marvel Studios, apresenta uma nova e empolgante equipe de super-heróis no Universo Cinematográfico da Marvel, antigos alienígenas que vivem na Terra em segredo há milhares de anos. Entretanto, após os eventos de Vingadores: Ultimato, uma tragédia inesperada os força a sair das sombras para se reunir contra o inimigo mais antigo da humanidade, os deviantes”.

Angelina Jolie (Malévola: Dona do Mal) está confirmada como a intérprete de Thena, enquanto Richard Madden (Segurança em Jogo, Game of Thrones) viverá Ikaris. Por sua vez, Salma Hayek viverá a personagem Ajax, enquanto Don Lee viverá o personagem Gilgamesh. Kumail Nanjiani será o intérprete de Kingo, Brian Tyree Henry viverá o personagem Phastos, Lauren Ridloff será a responsável pro dar vida a Macary. Por último, Lia McHugh viverá Sprite. Gemma Chan viverá a personagem Sersi, enquanto Kit Harington será o Cavaleiro Negro.

Matthew e Ryan Firpo foram os responsáveis por escrever a primeira versão do roteiro para o longa, enquanto Chloe Zhao (The Rider) foi anunciada como a diretora do novo título da Marvel Studios e também assina a versão mais recente da trama.

Eternos chega aos cinemas em 05 de novembro de 2021.

Leia também: Eternos | Saiba quem é quem no filme da Marvel Studios

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries de heróis no Universo HeroicoAproveite também para seguir a nossa conta no instagram.

-publiicidade-
Marco Victor Barbosahttps://www.jornadageek.com.br/
Formado em Jornalismo desde 2012, é o fundador dos sites Universo Heroico e Jornada Geek. Antigo frequentador de locadoras, colecionador de filmes, e agora um apaixonado por streamings. Amante de filmes, séries e games, além de acreditar que é possível vivermos em um mundo onde possa gostar de Marvel e DC.
-publicidade-
498FansCurti
14,815SeguidoresSeguir
1,353SeguidoresSeguir

Últimas Postagens

-publicidade-

Artigos Relacionados