Shang-Chi: Onde o filme se encaixa na linha temporal do MCU

Filme foi lançado recentemente.

Shang-Chi: Onde o filme se encaixa na linha temporal do MCU 1

Imagem promocional de Shang-Chi e a lenda dos dez Anéis
Divulgação

Com o seu desenvolvimento confirmado oficialmente em 2019, o filme Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis chegou aos cinemas brasileiros em 02 de setembro. E com isso, algumas questões já começam a surgir exatamente sobre o local de encaixe da sua trama no MCU.

- publicidade -

Embora a sua linha temporal no geral seja bem simples, o Universo Cinematográfico da Marvel Studios passou a encontrar certas complicações nos encaixes das suas tramas na maioria das vezes durante a Fase 3.

Guardiões da Galáxia Vol. 2, por exemplo, é ambientado em 2014. Enquanto isso, Capitã Marvel se passa em 1995, e Vingadores: Ultimato em 2023, tendo apresentado ainda um salto temporal de 5 anos. Por sua vez, Homem-Aranha: Longe de Casa é ambientado em 2024.

- publicidade -

Ou seja, nem tudo é linear no momento como acontecia em seu início. Viúva Negra, por exemplo, é ambientado durante os eventos de Capitão América: Guerra Civil e Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Isso, é claro, sem falarmos das séries Loki, WandaVision e Falcão e o Soldado Invernal.

Mas afinal, onde Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis se encaixa no MCU? 

Imagem do filme Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis
Divulgação

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis começa centenas de anos atrás com uma história quase original para Wenu, mas a maior parte do filme se passa depois de Vingadores: Ultimato. Contudo, mesmo que um ano específico não seja fornecido, no momento pelos sinais é seguro presumir que seja em outubro de 2023. Ou seja, antes de Falcão e o Soldado Invernal e Homem-Aranha: Longe de Casa.

- publicidade -

Ainda assim, existe alguma confusão sobre isso devido aos eventos do filme. Wenu conheceu Li em 1996 e eles se casaram logo depois, com Li dando à luz Shang-Chi no final de 1996, no mínimo absoluto. Seguindo com base nessa linha do tempo, Shang-Chi deixou seu pai e os Dez Anéis em 2010, conheceu Katy no mesmo ano, e os eventos do filme aconteceram em 2020 – 10 anos depois.

No entanto, isso não combina com a linha do tempo pós-Ultimato, o que significa que Shang-Chi deve ter nascido por volta de 2000 para que tudo funcione. Isso também funcionaria com a referência de Gangnam Style, já que Shang-Chi diz que foi confundido com coreano por causa daquele videoclipe, que foi lançado em 2012.

Diretor também já havia confirmado Shang-Chi após Vingadores: Ultimato

Shang-Chi imagem promocional
Divulgação

Além desta breve análise sobre a linha temporal do herói realizada originalmente pelo site Screen Rant, o cineasta Destin Daniel Cretton, responsável pela direção de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, também já havia revelado a ambientação do longa após Vingadores: Ultimato.

A afirmação de Cretton aconteceu durante o evento de lançamento do filme, em uma entrevista ao Fandango, no qual afirmou que “’Shang-Chi’ se passa no tempo presente do MCU”.

Ou seja, isso significa que o filme é ambientado após o Blip, nome dado ao momento em que as vítimas de Thanos retornam à vida. Configurando então o fato de que o mesmo é realmente ambientado após Ultimato.

A trama do filme Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

Em ShangChi e a Lenda dos Dez AneisShangChi é um jovem chinês criado por seu pai em reclusão, sendo treinado em artes marciais. Quando ele tem a chance de entrar em contato com o resto do mundo, logo percebe que seu pai não é o humanitário que dizia ser, vendo-se obrigado a se rebelar.

Elenco e produção

Além de contar com o ator Simu Liu como o intérprete de Shang-Chi, o filme Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis tem o seu elenco formado também por Tony Leung como Wenwu, Awkwafina como Katy, a amiga de Shang-Chi, Michelle Yeoh como Jiang Nan, assim como Fala Chen, Meng’er Zhang, e Florian Munteanu como Ronny Chieng.

Shang-Chi e A Lenda dos Dez Anéis é dirigido por Destin Daniel Cretton e produzido por Kevin Feige e Jonathan Schwartz, com Louis D’Esposito, Victoria Alonso e Charles Newirth atuando como produtores executivos. David Callaham, Destin Daniel Cretton e Andrew Lanham escreveram o roteiro do filme.

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis já está em exibição nos cinemas brasileiros.

Leia também: Marvel Studios e Irmãos Russo entram em impasse após processo de Scarlett Johansson

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries de heróis no Universo HeroicoAproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter e instagram.

-publiicidade-
Shang-Chi: Onde o filme se encaixa na linha temporal do MCU 2
Marco Victor Barbosahttps://www.jornadageek.com.br/
Formado em Jornalismo desde 2012, é o fundador dos sites Universo Heroico e Jornada Geek. Antigo frequentador de locadoras, colecionador de filmes, e agora um apaixonado por streamings. Amante de filmes, séries e games, além de acreditar que é possível vivermos em um mundo onde possa gostar de Marvel e DC.
-publicidade-
498FansCurti
14,815SeguidoresSeguir
1,359SeguidoresSeguir

Últimas Postagens

-publicidade-

Artigos Relacionados