Quem é o Sentinela? Os detalhes sobre a versão do Superman do MCU

Filme dos Thunderbolts será lançado somente em 2025, mas tratá novidades para o MCU.

Steven Yeun como Glenn em The Walking Dead com Sentinela na Marvel Comics
Divulgação

O papel de Steven Yeun no MCU parece ter sido confirmado como o Sentinela, marcando a estreia em live-action do herói da Marvel Comics no filme Thunderbolts da Marvel Studios.

Steven Yeun, estrela de The Walking Dead, Minari, Invincible e Beef, juntou-se ao elenco do projeto Thunderbolts do MCU em fevereiro de 2023 em um papel não revelado. Após as notícias de seu elenco, começaram a surgir teorias especulando qual personagem da Marvel Comics ele poderia estar interpretando em Thunderbolts, com alguns observando que Yeun poderia interpretar Amadeus Cho, personagel ligado ao Hulk, ou até mesmo o suposto vilão do Quarteto Fantástico, Doutor Destino.

No entanto, uma teoria de elenco ainda mais popular parece ter sido confirmada acidentalmente.

Vale lembrar que Yeun recentemente fez parte do elenco da série Treta, da Netflix, e que  vários membros da equipe criativa do programa se juntaram aos Thunderbolts da Marvel Studios, incluindo o diretor Jake Schreier e o escritor Lee Sung Jin, fazendo assim com que todos voltem a trabalhar juntos neste novo projeto.

Steven Yeun está interpretando o Sentinela em Thunderbolts

Steven Yeun entrando em seu carro em Beef na Netflix
Divulgação

Desde o anúncio do elenco de Steven Yeun, a teoria de elenco mais popular sugeria que ele retrataria a versão do MCU de Robert Reynolds da Marvel Comics, também conhecido como Sentinela.

Embora não tenha havido nenhuma confirmação oficial da Marvel Studios, o criador de The Walking Dead e Invincible, Robert Kirkman, pode ter inadvertidamente fundamentado o boato. Falando com David Finch (via YouTube), Kirkman revelou que Yeun ligou para ele após uma prova de fantasia para o Sentinela, com a dupla brincando que Yeun tem o hábito de retratar super-heróis com trajes amarelos e azuis.

Isso praticamente confirma que Steven Yeun estará de fato interpretando o Sentinela do MCU, aumentando o entusiasmo por seu papel em Thunderbolts da Marvel Studios.

Não está claro qual papel o personagem terá nos Thunderbolts, embora especulações sugiram que ele poderia inicialmente ser descrito como o vilão da equipe. Na Marvel Comics, Sentinela é um super-herói convicto com um lado negro, então talvez essa escuridão possa ser exposta em sua estreia no MCU, permitindo-lhe enfrentar a equipe composta por Bucky Barnes, Yelena Belova, Guardião Vermelho, Capataz, Agente Americano, Ghost e a condessa Valentina Allegra de Fontaine.

Embora ele possa inicialmente ser descrito como um vilão, é possível que Steven Yeun tenha um futuro brilhante pela frente no MCU, já que Sentinela é um dos personagens mais poderosos da Marvel Comics.

Origem do Sentinela na Marvel Comics

Sentinela estará em Thunderbolts
Divulgação

Robert Reynolds estreou em Sentinela # 1 da Marvel Comics em 2000, apresentado como um personagem de meia-idade e acima do peso que acorda um dia lembrando que costumava ser o Sentinela, um super-herói com o “poder de um milhão de sóis explodindo”.

A primeira história de Reynolds mostra-o aproximando-se de heróis de destaque do Universo Marvel, na tentativa de fazê-los também se lembrar dele, incluindo nomes como Senhor Fantástico, Hulk, Homem-Aranha e Doutor Estranho. Mais tarde, foi revelado que Reynolds, viciado em metanfetamina, tornou-se o Sentinela depois de consumir inadvertidamente um soro experimental de super-soldado em um esforço para alimentar seu vício, e essa escuridão permeou sua carreira como super-herói.

Ao lembrar que é o Sentinela, Robert Reynolds também se lembra de seu arquiinimigo, o Váculo. No entanto, Reynolds e Reed Richards logo descobrem que o Sentinela e o Vácuo são os dois lados da mesma pessoa, o que uma vez forçou o próprio personagem e os heróis da Terra a apagar a memória mundial do Sentinela para poupá-los do Vácuo.

Eventualmente, Reynolds se junta aos Vingadores como Sentinela, mas seus problemas psicológicos pioram à medida que ele constantemente falha em conciliar suas personas de Robert Reynolds, Sentinela e Vácuo. Isso leva a algumas histórias sombrias, mas poderosas, para o Sentinela, que seria ótimo ver adaptado como parte do MCU.

O quão poderoso é o Sentinela?

Sentinela usando seus poderes na Marvel Comics
Divulgação

Na Marvel Comics, os poderes do Sentinela são derivados de um soro experimental de super-soldado que move suas moléculas um instante à frente da linha do tempo atual, concedendo-lhe alguns presentes incríveis que são supostamente mil vezes mais fortes que os do Capitão América original.

Devido a este fato, os limites exatos das habilidades do Sentinela não são conhecidos, embora ele tenha demonstrado ser capaz de erguer um helicóptero, segurar um Celestial, lutar corpo a corpo com Thor e vencer Carnificina, Ultron e Terrax, o Domador, um arauto do devorador de planetas Galactus. No entanto, a força do Sentinela não é a única habilidade que ele possui.

O Sentinela também tem velocidade sobre-humana e sentidos aprimorados, tem a habilidade de voar e é praticamente invulnerável, com o diretor da SHIELD Nick Fury observando que eles não conhecem nenhuma maneira de matá-lo, e os scanners do Homem de Ferro não detectam fraquezas em seu corpo.

Ele pode absorver e projetar grandes quantidades de energia, tendo demonstrado a habilidade de se teletransportar em um instante e é um telepata extremamente poderoso. Sua existência simultânea no passado, presente e futuro levou alguns a especular que o tempo pode simplesmente se curvar em torno do Sentinela, o que significa que as situações geralmente funcionam a seu favor, já que ele pode manipular o tempo e a probabilidade conforme sua vontade.

Embora o Sentinela seja um dos super-heróis mais formidáveis ​​da Marvel Comics, seu alter ego maligno, o Váculo, também é incrivelmente poderoso, o que significa que ele representa uma das maiores ameaças ao Universo Marvel.

Alega-se que para cada ato benevolente que o Sentinela realiza, o Vácuo retruca com um ato de malevolência. O Vácuo é geralmente representado em uma forma demoníaca, capaz de lutar contra Thor e matar Loki com facilidade. O Vácuo tem a capacidade de mudar de forma e pode controlar o clima para criar tempestades destrutivas, e ele é mais poderoso na Zona Negativa, um local popular para o Quarteto Fantástico e outros heróis da Marvel.

Por que o Sentinela é a resposta da Marvel ao Superman

Superman vs. Sentinela na arte dos fãs da Marvel Comics
Divulgação

O Sentinela é frequentemente referido como a resposta da Marvel Comics ao Superman da DC Comics, o lendário kryptoniano de capa que opera na Terra como um herói protetor. Tanto Superman quanto o Sentinela compartilham muitas habilidades semelhantes, incluindo força aprimorada, sentidos, vôo, velocidade e invulnerabilidade, mas a personalidade Void de Robert Reynolds o diferencia do herói da DC.

Embora certamente existam semelhanças entre o Sentinela e o Superman, existem diferenças mais do que suficientes para permitir que a estreia de Steven Yeun como Sentinela em Thunderbolts seja nova e emocionante. Embora a Marvel Studios ainda não tenha fornecido uma confirmação oficial do elenco de Sentinela de Yeun, sua aparição em Thunderbolts será, no entanto, um espetáculo.

Confira também:

Superman: Legacy terá Nicholas Hoult como Lex Luthor

Eu sou Groot 2ª temporada ganha trailer e data de lançamento no Disney+

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries de heróis no Universo HeroicoAproveite também para seguir a nossa conta no instagram, além de acompanhar nossas notícias pelo Google News.

Formado em Jornalismo desde 2012, é o fundador dos sites Universo Heroico e Jornada Geek. Antigo frequentador de locadoras, colecionador de filmes, e agora um apaixonado por streamings. Amante de filmes, séries e games, além de acreditar que é possível vivermos em um mundo onde possa gostar de Marvel e DC.