-publicidade-
InícioNotícias: Universo de HeróisQuem é o Charada? Conheça o vilão de Batman e a sua origem

Quem é o Charada? Conheça o vilão de Batman e a sua origem

Filme já está em exibição nos cinemas brasileiros.

Charada no filme Batman
Divulgação

Anos após ter o seu desenvolvimento anunciado, e tendo passado por grandes mudanças em seus bastidores, o filme Batman está agora chegando aos cinemas cercado por grandes expectativas. E entre os muitos personagens apresentados, o vilão Charada certamente está chamando atenção do público. 

Como já é e conhecimento há algum tempo, o novo filme protagonizado pelo herói da DC conta com um elenco formado por nomes como Robert Pattinson, Zoe Kravitz, Andy Serkis, Paul Dano, entre outros.

Trata-se realmente de um novo início de franquia para o Batman nos cinemas, em um universo que conta com uma abordagem extremamente intensa e madura. Este primeiro longa, como já vinha sendo destacado na mídia, conta com o Charada como o seu principal vilão sendo interpretado por Paul Dano em uma trama que explora uma mistura entre ação e um thriller de investigação.

Mas afinal, qual a origem deste vilão nas HQs e sua importância na história do Homem Morcego ao longo dos anos? Foi pensando nestes questionamentos que reunimos todos os detalhes abaixo.

A origem do Charada nas HQs do Batman

Charada Nas HQs
Divulgação
- publicidade -

Criado em outubro de 1948 por Bill Finger e Dick Sprang, o vilão Charada apareceu pela primeira vez na Detective Comics #140.

O personagem é geralmente descrito como um mentor criminoso em Gotham City, que se deleita em incorporar enigmas e quebra-cabeças em seus esquemas, deixando-os como pistas para as autoridades resolverem. O Charada é um dos inimigos mais duradouros do Batman e pertence ao coletivo de adversários que compõem sua galeria de vilões.

Conhecido por sua roupa cheia de sinais de interrogação de cor verde, por um tempo, ele mudou seu visual, vestindo apenas um uniforme totalmente preto com uma tatuagem no pescoço de um ponto de interrogação. Atualmente, ele retornou ao seu antigo visual, terno verde com um chapéu-coco com um enorme ponto de interrogação roxo.

- publicidade -

O mesmo é conhecido também pelo nome de Edward Nigma e, ao contrário de muitos vilões dos quadrinhos, não costuma usar a força bruta. Trata-se de um verdadeiro estrategista, que por sua vez quando tem a necessidade de força utiliza capangas para lhe ajudar nos crimes.

Sua particularidade é que ele é incapaz de cometer seus delitos sem o uso de diversos enigmas e charadas, quebra-cabeças e palavras cruzadas, pistas do crime deixadas propositalmente para atormentar a polícia e o Batman. Outrora, ele não era considerado louco, e era preso em penitenciárias comuns de Gotham. Depois que tentou comerciar a alma de Batman ao demônio Barbathos entretanto, ele foi internado no Asilo Arkham.

As diversas versões do Charada ao longo dos anos

Charada no Arkham
Divulgação
- publicidade -

A primeira aparição do Charada fora das HQs foi no seriado Batman Anos 60, onde os atores Frank Gorshin (maioria dos episódios) e John Astin (2 episódios apenas) foram os intérpretes do vilão. Gorshin ainda retornou ao papel no filme de 1966 (Batman 1966).

Anos se passaram desde a sua aparição nos primeiros projetos de filmes e séries, até que o vilão Charada apareceu no filme Batman Forever de 1995 sendo na ocasião interpretado por Jim Carrey em uma versão mais caricata e comediante. Ja no universo animado da DC, o mesmo passou a ser dublado por John Glover e Robert Englund.

Outras aparições mais recentes que ainda merecem destaque sobre o Charada no universo do Batman envolve a participação do personagem na série de jogos de vídeogame Batman: Arkham, sendo dublado por Wally Wingert, e também a aparição do mesmo na série Gotham entre os anos de 2014 e 2019 no qual ele foi interpretado pelo ator Cory Michael Smith.

O Charada no filme Batman de 2022

Paul dano é o Charada em Batman
Divulgação

O ano de 2022 está colocando o vilão Charada mais uma vez em destaque dentro do universo ligado ao Batman, já que o mesmo é apresentado na trama do filme dirigido por Matt Reeves como o grande antagonista do herói.

Trata-se também daquela que pode ser considerada a versão mais sombria do personagem ao longo da sua história em diversas mídias. Isso porque o mesmo é desta vez trabalhado como um serial killer, fugindo também das suas versões mais clássicas.

Na trama, o nome verdadeiro do personagem é Edward Nashton. A história mostra o vilão tendo como alvo vários membros da elite de Gotham enquanto provoca que a verdade deve ser revelada.

Ele deixa pistas e mensagens para o Batman em todas as cenas de crime e, com a ajuda de Selina Kyle (Zoë Kravitz), uma garçonete que trabalha no clube do chefe da máfia Carmine Falcone, e o tenente da polícia Jim Gordon (Jeffrey Wright), o Homem-Morcego trabalha para resolver o mistério que conecta os assassinatos antes de Charada ir atrás de seu próximo alvo.

Sobre o filme Batman

Os detalhes de bastidores indicam que Robert Pattinson teria assinado um contrato para viver o Homem-Morcego em 3 filmes inicialmente. O ator Jeffrey Wright interpretará o comissário Gordon, enquanto Zoe Kravitz será a responsável por viver a Mulher-Gato. Por sua vez, o ator Paul Dano foi confirmado como o intérprete do vilão Charada e Andy Serkis (Planeta dos Macacos) viverá o mordomo Alfred.

John Turturro também foi confirmado recentemente no projeto para viver o vilão Carmine Falcone. Outro nome também já confirmado no elenco é o do ator Peter Skarsgård, enquanto Colin Farrell viverá o Pinguim.

Matt Reeves assume o diretor do longa, além de também assinar o seu roteiro.

O filme Batman chega aos cinemas brasileiros em 03 de março de 2022.

Leia também: Batman recebe o certificado fresh do Rotten Tomatoes

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries de heróis no Universo HeroicoAproveite também para seguir a nossa conta no instagram.

-publiicidade-
Marco Victor Barbosa
Marco Victor Barbosahttps://www.jornadageek.com.br/
Formado em Jornalismo desde 2012, é o fundador dos sites Universo Heroico e Jornada Geek. Antigo frequentador de locadoras, colecionador de filmes, e agora um apaixonado por streamings. Amante de filmes, séries e games, além de acreditar que é possível vivermos em um mundo onde possa gostar de Marvel e DC.
-publicidade-
498FãsCurtir
14,815SeguidoresSeguir
1,351SeguidoresSeguir

Últimas Postagens

-publicidade-

Artigos Relacionados