O que foram as Guerras Secretas?

Entenda o que foram as guerras secretas
Divulgação

Durante a San Diego Comic-Con 2022, em meio a diversos estandes de produtos, anúncios de novas séries e filmes do universo nerd, um vislumbre do futuro do Universo Cinematográfico da Marvel (também chamado de MCU) chamou a atenção de todos os fãs de carteirinha de super-heróis e revistas em quadrinhos: o anúncio do filme Vingadores: Guerras Secretas, que vai chegar às telonas em 2025.

O título revela a adaptação de uma saga de quadrinhos que reuniu o maior crossover de personagens da Marvel de todos os tempos, superando de longe a quantidade de heróis vistos em Guerra Infinita e Ultimato.

Entenda um pouco da história de Guerras Secretas

Para compreender o que foi a saga das Guerras Secretas, é preciso saber primeiro que essa história foi contada duas vezes. A primeira vez foi em 1984, a pedido de fabricantes de brinquedos para criar uma história que reunisse todos os heróis, a fim de lançar vários bonecos diferentes (surfando na onda de vendas dos bonecos de He-Man, que teve sua estreia um ano antes).

Dessa forma, a Marvel Comics desenvolveu uma história onde um supervilão misterioso, chamado Beyonder, teleporta todos os heróis e vilões da Terra para um planeta arena; todos os personagens seriam divididos em duas equipes, uma liderada pelos X-Men, Quarteto Fantástico e outros, e a segunda equipe era basicamente formada por vilões como Doutor Destino, Galactus, Ultron e Magneto, além de alguns vilões menores; nessa história, vemos o nascimento e a primeira aparição do vilão simbionte Venom.

Esse embate, embora tenha sido grandioso e rentável para as companhias de brinquedos, não ajudou a Marvel Comics, que estava em processo de declínio, culminando na década de 1990 na venda das propriedades do Quarteto, X-Men e Homem-Aranha em seu processo de declaração de falência.

Houve um reboot em 2015

Já no reboot de 2015, a Marvel dedicou essa história ao confronto de realidades do multiverso. Na história, o grupo dos Illuminati (liderados por Reed Richards) prevê a colisão do universo da Terra-616 (a linha do tempo principal acompanhada pelos leitores) com o universo da Terra-1610 (uma linha alternativa de quadrinhos que funcionava como laboratório de histórias). Para evitar o cataclisma, heróis e vilões se juntam para combater suas versões alternativas e buscar uma solução para evitar a destruição das duas realidades. Vale lembrar que, para quem quiser acompanhar essas histórias, é possível ler online as duas versões em formato digital, seja no tablet, em um celular LG ou no computador.

Como pode ser a adaptação de Guerras Secretas no MCU?

Muito do que aparece nos quadrinhos de Guerras Secretas já foi introduzido no MCU. Outros pontos que são essenciais para o desenrolar da história ainda não foram apresentados, mas já possuem data marcada, como a aparição de Doutor Destino no filme do Quarteto Fantástico, marcado para estrear em 2024, ou a inclusão do Homem-Aranha na pele de Miles Morales.

Assim como todos os filmes do MCU, a história de Guerras Secretas vai sofrer grandes mudanças para se encaixar em todo o resto do universo, mas com certeza vai beber da fonte dos multiversos apresentada em Loki, Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura, Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, e no filme ainda por vir de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania.

Leia também: Quarteto Fantástico pode ter o mesmo diretor de WandaVision, destaca site

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries de heróis no Universo HeroicoAproveite também para seguir a nossa conta no instagram.

Formado em Jornalismo desde 2012, é o fundador dos sites Universo Heroico e Jornada Geek. Antigo frequentador de locadoras, colecionador de filmes, e agora um apaixonado por streamings. Amante de filmes, séries e games, além de acreditar que é possível vivermos em um mundo onde possa gostar de Marvel e DC.