Mancha-Solar: saiba mais sobre o super-herói brasileiro da Marvel

Conheça Roberto da Costa, o super-herói brasileiro criado em 1982.

Mancha-Solar é o herói brasileiro da marvel
Divulgação

Muitas pessoas não sabem, mas a Marvel criou em 1982 um super-herói brasileiro, chamado Mancha-Solar. O herói mutante, chamado Roberto da Costa, é um milionário e já foi um dos vingadores. Criado por  Chris Claremont e Bob McLeod, o Mancha-Solar é capaz de absorver e converter a luz solar em radiação. Além de muito poderoso, também é bastante engraçado nas histórias.

Origem do personagem Mancha-Solar

Filho do milionário brasileiro Emmanuel Da Costa e da arqueóloga americana Nina, Roberto da Costa manifestou seus poderes mutantes pela primeira vez aos 14 anos, durante uma partida de futebol no Rio de Janeiro. Após ser brutalmente agredido durante o jogo por motivos raciais, Roberto da Costa teve sua primeira manifestação mutante.

Com o corpo completamente tomado pela energia solar que havia absorvido, Roberto conseguiu repelir os agressores, causando pânico geral em todos que estavam presentes na partida. Somente sua namorada Juliana Sandoval e seu pai Emmanuel, que acompanhavam o jogo, ficaram para ajudar Roberto.

Os poderes do Mancha-Solar

A principal habilidade do Mancha-Solar é captar a luz solar e transformá-la em energia elétrica, assim como uma placa de energia fotovoltaica. Ao conseguir captar a luz solar, o mutante fica com o corpo envolto em escuridão, pois drena toda a luz do ambiente para a sua pele.

Após isso, o personagem consegue canalizar toda essa energia, obtendo reflexos e velocidade aprimorados, capacidade de voar, resistência física e termocinese, além de conseguir sobreviver ao vazio do espaço e disparar rajadas de plasma, o tornando extremamente poderoso.

Alvo de um exterminador de mutantes do Clube do Inferno

Durante o jogo de futebol, um homem chamado Donald Pierce, conhecido como “Bispo Branco”, também assistia à partida. Pierce, um dos fundadores do Clube do Inferno, tem como principal objetivo matar o maior número de mutantes possíveis. Na tentativa falha de sequestrar Roberto, os capangas de Pierce conseguiram levar Juliana, a namorada do mutante brasileiro, em seu lugar.

Ao se encontrar com os sequestradores para tentar salvar sua namorada, Juliana acaba levando um tiro fatal no lugar de Roberto, que desamparado pela perda da namorada jurou vingança ao Bispo Branco. Após se juntar ao Professor Xavier e outros mutantes, o Mancha-Solar finalmente consegue sua vingança.

Membro dos Novos Mutantes

Após a ajuda de Xavier, Roberto concordou em receber ajuda do professor para controlar seus poderes. Membro dos Novos Mutantes, e agora aluno do Instituto Xavier para Jovens Superdotados, Roberto adotou a alcunha de Mancha-Solar.

Líder do Clube do Inferno

Após ser deportado dos Estados Unidos e voltar ao Brasil, Roberto, que não via sentido na vida de milionário, acaba recebendo uma proposta irrecusável do Clube do Inferno. Com a ajuda do icônico e demoníaco Coração Negro, o Clube do Inferno consegue resgatar a alma de Juliana da terra dos mortos.

Com a promessa de ressuscitar Juliana no corpo de outra mulher, Roberto acaba aceitando ingressar como Lorde Imperial no Clube, porém posteriormente acaba deixando a organização e retornando aos X-Men.

Vingador e milionário

Após o conflito entre os Vingadores e os X-Men, Mancha-Solar acabou sendo recrutado para compor os Vingadores, e, em sua primeira missão, foi designado para salvar a equipe principal, que havia sido raptada em Marte. Com o sucesso da missão, o mutante brasileiro vira membro efetivo da equipe e um dos principais líderes dos Vingadores.

Na mesma época, Roberto também usa toda sua fortuna para comprar a até então organização criminosa IMA, e, após alguns meses, consegue remover todos os funcionários que exerciam má influência na empresa, levando a sede da empresa para a ilha dos vingadores, com o principal objetivo de treinar novos membros para a equipe de vingadores.

A nova equipe

Após sua empresa, IMA, ser absorvida pela SHIELD e se tornar uma divisão de inteligência, Mancha-Solar forma o USAvengers, que também incluía as versões do Hulk Vermelho, Patriota de Ferro e seu amigo Míssil. Como principal líder da equipe, ele assume um novo codinome: Cidadão V.

A morte e a ressurreição de Mancha-Solar

Mancha-Solar morre durante a saga A Guerra dos Reinos ao se sacrificar para salvar seus amigos civis, porém, com a chegada de Jonathan Hickman aos X-Men e o início de uma nova fase, o personagem conseguiu ser ressuscitado através dos esforços de um grupo conhecido como Os Cinco.

O embranquecimento do personagem

Atualmente existem muitos debates sobre a mudança de etnia de personagens já existentes em obras de ficção, e isso aconteceu com o herói brasileiro nos quadrinhos. Filho de uma americana branca e de um brasileiro negro, nas suas primeiras aparições, Roberto tinha a pele morena, tipicamente latina, porém, com o passar do tempo, seu personagem passou a ser retratado com a pele cada vez mais clara e o cabelo mais liso.

Esse fato irritou muito seu criador, McLoed, que em sua conta nas redes sociais criticou o embranquecimento do personagem, que muitas vezes foi retratado com um personagem caucasiano, se distanciando da proposta original.

Leia também: Sean Gunn viverá Maxwell Lord no novo Universo DC

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries de heróis no Universo HeroicoAproveite também para seguir a nossa conta no instagram e a página no Google News.
Formado em Jornalismo desde 2012, é o fundador dos sites Universo Heroico e Jornada Geek. Antigo frequentador de locadoras, colecionador de filmes, e agora um apaixonado por streamings. Amante de filmes, séries e games, além de acreditar que é possível vivermos em um mundo onde possa gostar de Marvel e DC.