Quem é o Gavião Negro? Saiba mais sobre o personagem de Adão Negro

Imagem do Gavião negro no filme Adão Negro
Divulgação

Após anos de espera por parte do público, e diversas notícias ao longo dos últimos meses, o filme Adão Negro foi lançado oficialmente pela DC Films e a Warner Bros. Discovery. E com iso, agora questionamentos envolvendo detalhes sobre seus personagens seguem aparecendo na internet. De tal forma, agora reunimos os principais deles sobre o Gavião Negro em um único texto.

A origem do Gavião Negro nas HQs

O herói Gavião Negro foi criado em 1040 pelo roteirista Gardner Fox e o pelo artista Dennis Neville, sendo um nome conhecido pelos amantes de HQs. Ele também já esteve presente na série animada da Liga da Justiça, e com isso ganhou notoriedade em outras mídias desde então.

O herói apareceu pela primeira vez na Flash Comics #1 (1940) e foi um dos principais personagens do título durante os anos de 1940. Este Gavião Negro era Carter Hall, um arqueólogo que descobrira que era uma reencarnação de um nobre do Antigo Egito, o Príncipe Khufu.

Hall descobriu que o misterioso “metal enésimo” que ao ser moldado no cinto, desafiava os efeitos da gravidade permitindo que ele voasse. Ele confeccionou um uniforme com enormes asas emplumadas para ajudar a estabilizar o voo e começou a combater o crime com a identidade secreta de Gavião Negro. Ele tinha também um companheiro falcão chamado Big Red que o ajudava a combater o crime.

O Gavião Negro foi o membro fundador da Sociedade da Justiça da América, começando na All Star Comics #3 (Inverno de 1940). Na edição #8, ele se tornou o presidente da SJA, posição que ficaria até a edição final da SJA na All Star Comics.

Ele foi o único membro da SJA a aparecer em todas as aventuras durante a Era de Ouro dos Quadrinhos. Sua namorada Shiera Sanders, que era reencarnação da sua amada egípcia, fez parceria com ele no combate ao crime como a Mulher Gavião.

Ao longo dos anos outras versões do personagem surgiram, sendo uma delas a versão da década de 60 quando o personagem foi reformulado pla DC Comics como como um policial alienígena do planeta Thanagar, tendo em grande parte os mesmos poderes.

Criado por Gardner Fox e Joe Kubert, este Gavião Negro, Katar Hol, veio à Terra com sua esposa Shayera em busca de um criminoso e resolveu permanecer aqui para estudar métodos da polícia terrestre e combater o crime. Eles adotaram os nomes, Carter e Shiera Hall, e se tornaram curadores de um museu em Midway City.

Essa versão dos personagens é conhecida por ter também uma força sobrehumana, sendo conhecidos e temidos por serem exímios guerreiros e lutadores corpo a corpo e também por terem uma tecnologia avançada. Suas respectivas armas são compostas de metal enésimo, que têm mais poder de ataque em criaturas mágicas.

Poderes e habilidades do Gavião Negro

Imagem do Gavião Negro
Divulgação

O primeiro Gavião Negro, Carter Hall, pode falar e entender a linguagem dos pássaros, ao menos nas histórias da Era de Ouro. Ele também enxerga muito longe (visão telescópica), assim como os gaviões comuns.

Ele possui um cinturão feito de Metal Enésimo que diminui o peso do usuário e objetos que ele segura, e confere grande resistência. As asas, quando em conjunto com o cinto, dão a habilidade de voar e garantem proteção extra. O Gavião possui e é mestre em um arsenal de armas medievais como espadas, lanças, clavas e escudos (carrega preferivelmente uma clava).

O Gavião Negro nos filmes da DC

Gavião negro e senhor destino
Divulgação

Tendo focado principalmente no passado do seu protagonista, o filme Adão Negro acabou não trazendo muitos detalhes sobre a história do Gavião Negro para as telas. É de conhecimento apenas que ele já tem uma história como herói, e que também é o líder da Sociedade da Justiça.

É válido destacar que as imagens também deixam claro que o Carter Hall dos filmes já tem uma fortuna acumulada, e como o nome à frente do grupo de heróis acaba sendo contactado por Amanda Waller. Ele também é o responsável por recrutar o time que está indo enfrente o Adão Negro no início.

Logo nas primeiras cenas também fica claro que o Gavião Negro e o Senhor Destino tem uma grande amizade por conta das suas missões como heróis e membros da Sociedade da Justiça no passado. Ainda assim, a reencarnação do personagem que é muito referenciada em outros materiais da DC não foi mencionada na trama. O mais próximo disso que temos é um momento em que o mesmo afirma não ter medo da morte em uma conversa com Kent Nelson.

Entre seus poderes, o herói parece ter todos aqueles das HQs, além de uma força sobrehumana para conseguir combater o Adão Negro.

Quem está interpretando o Gavião Arqueiro?

Aldis Hodge é o Gavião Negro no filme Adão Negro
Divulgação

O ator Aldis Hodge passou a ganhar notoriedade na mídia ao longo dos últimos anos, sendo se destacado principalmente em filmes como Straight Outta Compton: A História do N.W.A e O Homem Invisível, assim como também na série Black Mirror. E agora, o mesmo será o intérprete do Gavião Negro.

Embora não tenha muitos projetos famosos na sua carreira, o mesmo acabou sendo o escolhido para fazer parte do elenco deste novo filme da DC. Na época das entrevistas logo que foi anunciado como o intérprete do herói, o mesmo compartilhou que chegou a achar que era mentira e que não era o ator Dwayne “The Rock” Johnson que estava ao telefone com ele para lhe dar a notícia em questão.

Leia também: Adão Negro 2 não vai demorar para acontecer, segundo produtores

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries de heróis no Universo Heroico. Aproveite também para seguir a nossa conta no Instagram.

Formado em Jornalismo desde 2012, é o fundador dos sites Universo Heroico e Jornada Geek. Antigo frequentador de locadoras, colecionador de filmes, e agora um apaixonado por streamings. Amante de filmes, séries e games, além de acreditar que é possível vivermos em um mundo onde possa gostar de Marvel e DC.