-publicidade-
InícioNotícias: Universo de HeróisO Cavaleiro da Lua é o Batman da Marvel? Entenda a comparação!

O Cavaleiro da Lua é o Batman da Marvel? Entenda a comparação!

Série protagonizada pelo personagem será lançada em 30 de março no Disney+.

Nova imagem da série Cavaleiro da Lua
Divulgação

Com o seu desenvolvimento anunciado em 2019, durante a D23 Expo, a série Cavaleiro da Lua está agora definida para ser lançada no final de Março no Disney+. E claro, as comparações do personagem com o Batman ganharam ainda mais força na internet. Resolvemos então fazer um texto sobre este assunto.

Afinal, quem é o Cavaleiro da Lua?

O Cavaleiro da Lua tem uma longa história na Marvel Comics que remonta a sua origem em Werewolf by Night #32, lançada em 1975.

Criado pelo mestre de longa data do Kung Fu e escritor do Batman, Doug Moench e Don Perlin, o Cavaleiro da Lua foi originalmente apresentado como um vilão da Marvel’s Lobisomem. Pouco depois, o ele começou a aparecer em suas próprias histórias solo na Marvel Spotlight e em recursos de apoio nas revistas do Hulk. Depois de um tempo, o personagem conseguiu se sustentar sozinho em uma série auto-intitulada, e sua popularidade só cresceu a partir daí.

- publicidade -

Nascido em Chicago, Illinois, Marc Spector é o filho de um rabino americano que ao atingir a maturidade passa a ganhar a vida como boxeador, fuzileiro naval e mercenário. Em uma das suas missões, ao lado do mercenário  Raoul Bushman, a serviço do Dr. Peter Alraune, eles procuravam o antigo templo do deus egípcio Khonshu (ou Konshu), o deus da Lua. Ao ser traído por Bushman, ele então é deixado gravemente ferido, a beira da morte, no local.

Encontrado por egípcios, ele é levado até o templo do próprio Khonshu para ser tratado. Quando o coração de Spector para, o deus egípcio aparece em uma visão e lhe oferece a chance de ser seu avatar na terra. Marc aceita e, decidido a se tornar um combatente do crime, ele derrota Bushman e, em seguida, volta para os EUA.

Em Nova York, Spector cria um uniforme prateado para si (em homenagem a Khonshu) e se auto-denomina Cavaleiro da Lua, passando a atuar como vigilante da cidade. Entre as suas habilidades estão um exímio combate corpo-a-corpo, diversos equipamentos criados pelo mesmo através da sua fortuna, além de resistência a ataques psíquicos e, ocasionalmente, visões proféticas.

Quatro vidas para um único homem: a história do Cavaleiro da Lua e a esquizofrenia

Oscar Isaac como Marc Spector em Cavaleiro da Lua
Divulgação
- publicidade -

Para manter sua vida como combatente do crime, Marc desenvolveu identidades secretas que ele poderia usar para promover suas atividades de super-herói. Para fazer uso de seus vários recursos e contatos, Marc elaborou um plano que envolveria o uso de dois novos alter egos. Com a considerável riqueza que havia alcançado como mercenário, ele se tornou “Steven Grant”, um empresário de sucesso e milionário.

Enquanto isso nas ruas ele seria “Jake Locksley”, um motorista de táxi realista. Como isso continuou, ele então passou menos tempo como “Marc Spector” e mais tempo como o  Cavaleiro da Lua, Steven Grant e Jake Locksley. Manter quatro vidas diferentes funcionou bem para Marc. Na verdade, funcionou bem até demais.

- publicidade -

Como resultado, Marc desenvolveu esquizofrenia, o que levou à instabilidade mental. Marc tinha chegado a um ponto em que não conseguia separar sua vida real das falsas. A batalha em curso de Marc com a doença mental é um ponto crucial do personagem.

Os poderes e habilidades do Cavaleiro da Lua

Cavaleiro da Lua
Divulgação

Quando Khonshu reviveu o Cavaleiro da Lua, ele transmitiu habilidades especiais ao seu campeão recém-ungido. Graças ao deus da lua, o Cavaleiro da Lua possui força, resistência e reflexos aprimorados. A extensão dessas habilidades dependem das fases da lua. Marc está no auge de seu poder quando a lua está cheia.

O Cavaleiro da Lua não depende apenas de seus poderes lunares em combate. Marc carrega um arsenal de armas especiais relacionadas a Khonshu. Durante as lutas, ele geralmente emprega bumerangues em forma de crescente (como os batarangs de Batman), dardos, bolas, um cajado e outros dispositivos úteis. Como o Cavaleiro da Lua frequentemente atualiza e muda seu equipamento e armadura, seu arsenal ocasionalmente recebe uma atualização.

Um dos traços de assinatura do personagem é sua imprevisibilidade, que muitas vezes é atribuída à sua doença mental. De qualquer forma, essa imprevisibilidade é uma das maiores vantagens do Cavaleiro da Lua. O comportamento errático, às vezes até irracional do Cavaleiro da Lua em combate, muitas vezes lhe rendeu vitórias contra oponentes desavisados, como o Treinador, que afirma que o estilo de luta caótico e imprevisível do mesmo é impossível de copiar.

Um vigilante das ruas, mas com ligações no sobrenatural

Imagem do Cavaleiro da Lua na série do Disney+
Divulgação

Como já destacado ao longo do texto, o personagem Cavaleiro da Lua tem uma grande ligação co o místico e o sobrenatural envolvendo a sua origem e história. Entretanto, isso não para por aí. Além de ser o avatar do deus egípcio Khonshu, o mesmo também acabou ao longo dos anos envolvido em diversas histórias do arco sobrenatural da Marvel Comics.

Algo que, como citado, foi iniciado em Werewolf by Night ainda na sua criação, mas que também fez ao longo dos anos o personagem cruzar o seu caminho com personagens como Blade, Doutor Estranho, Justiceiro, Demolidor, Motoqueiro Fantasma, e até mesmo fazer parte do grupo conhecido como Filhos da Meia-Noite.

Ou seja, trata-se de um vigilante das ruas, mas que também acaba passeando por um lado sobrenatural que até hoje foi pouco explorado no MCU. Entretanto, com a chegada de Blade e o Cavaleiro Negro ao lado do Cavaleiro da Lua, isso parece estar prestes a mudar.

O Cavaleiro da Lua é o Batman da Marvel? Entenda a comparação

Cavaleiro da lua e o batman
Divulgação

A primeira comparação do Cavaleiro da Lua com o Batman surge justamente da sua criação, já que os responsáveis como citado estiveram envolvidos antes disso em histórias do personagem da DC Comics. Entretanto, isso não para por aí.

Acontece que muitos aspectos de Marc Spector acabaram ao longo dos anos passando a ser comparados com Bruce Wayne. Seja na sua inteligência, nos estilos de lutas, ou até mesmo na criação de equipamentos para lhe auxiliar no combate ao crime, o personagem passou a lembrar o Homem-Morcego em diversos aspectos.

Diferenças, é claro, também existem. A primeira delas envolve justamente a relação com o seu pai, e a partir disso podemos então entrar em muitos detalhes de outras. Bruce, por exemplo, não tem em sua origem o aspecto de mercenário. A esquizofrenia desenvolvida por Marc também pode ser um diferencial a ser citado, mas que também acaba trazendo particularidades como a sua vida como Steven Grant.

Ainda assim, no MCU este parece ser um caminho que vai ser evitado pela Marvel Studios. O primeiro trailer mostra algumas abordagens ainda mais distantes do Batman para o Cavaleiro da Lua nas telas, começando pela prsonalidade de Grant que irá trabalhar em um museu. Ou seja, ao que parece, não teremos um mercenário rico nesta história. Algo que, por sinal, pode mudar totalmente este caminho de comparações.

Confira o trailer da série:

Sobre a série Cavaleiro da Lua

Jeremy Slater, o criador da série The Umbrella Academy, foi contratado pela Marvel como o roteirista-chefe e showrunner da série protagonizada pelo Cavaleiro da LuaBeau DeMayo (The Witcher) também confirmou anteriormente no twitter que será um dos roteiristas do programa, enquanto o cineasta egípcio Mohamed Diab e a dupla formada por Justin Benson e Aaron Moorhead serão responsáveis pela direção dos episódios.

Vale lembrar que anteriormente a atriz May Calamawy, conhecida pelo seu trabalho recente em Ramy, do Hulu, foi confirmada no elenco da série em um papel não revelado. Enquanto isso, o ator Oscar Isaac viverá o Cavaleiro da Lua. Por sua vez, o ator Ethan Hawke (Dia de Treinamento) também foi anunciado como parte do projeto.

Nos quadrinhos, o Cavaleiro da Lua já trabalhou ao lado dos Novos Vingadores, do Homem-Aranha, do Demolidor e do Justiceiro.

Cavaleiro da Lua chegará ao Disney+ em 30 de março de 2022. 

Leia também: Doutor Estranho 2 terá Tom Cruise como Homem de Ferro? Entenda!

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries de heróis no Universo HeroicoAproveite também para seguir a nossa conta no instagram.

-publiicidade-
Marco Victor Barbosa
Marco Victor Barbosahttps://www.jornadageek.com.br/
Formado em Jornalismo desde 2012, é o fundador dos sites Universo Heroico e Jornada Geek. Antigo frequentador de locadoras, colecionador de filmes, e agora um apaixonado por streamings. Amante de filmes, séries e games, além de acreditar que é possível vivermos em um mundo onde possa gostar de Marvel e DC.
-publicidade-
498FãsCurtir
14,815SeguidoresSeguir
1,351SeguidoresSeguir

Últimas Postagens

-publicidade-

Artigos Relacionados