-publicidade-
InícioNotícias: Universo de HeróisCavaleiro da Lua: Os deuses egípcios que apareceram na série

Cavaleiro da Lua: Os deuses egípcios que apareceram na série

Tendo sido anunciada em 2019 pela Marvel Studios, a série Cavaleiro da Lua iniciou sua exibição no Disney+ em 30 de março de 2022. E como a mesma conta com os deuses egípcios envolvidos no centro da sua trama, agora reunimos detalhes sobre aqueles que apareceram em um único texto.

Khonshu é o Deus da Lua entre os Deuses do Egito da Marvel na série Cavaleiro da Lua

Khonshu na série Cavaleiro da Lua
Divulgação

Khonshu é um dos deuses do egito com o vínculo mais direto com Marc Spector, também conhecido como Cavaleiro da Lua. Khonshu atende por muitos nomes, incluindo Deus da Lua. Sendo um membro dos deuses que viviam na Heliópolis Celestial, porém, Khonshu era incapaz de entrar fisicamente no plano terrestre e assim, ao longo da história, escolhia campeões da Terra para serem guiados por sua própria vontade, um guerreiro solitário que era conhecido como o Cavaleiro da Lua.

- publicidade -

Marc Spector é o mais famoso desses campeões, sendo a versão focada tanto nos quadrinhos da Marvel quanto na série do MCU em exibiçao no Disney+. A origem nas HQs das habilidades de Marc veio dele sendo morto no Egito enquanto trabalhava como mercenário, antes de ter seu corpo deitado aos pés de uma estátua de Khonshu. O deus então se ofereceu para poupar a vida de Spector, em troca de seu serviço como Cavaleiro da Lua.

Desde então, Marc se comprometeu totalmente com seu papel como a vontade de Khonshu na Terra como um vigilante, desde combater o crime até ter alianças com vários super-heróis da Marvel, incluindo os Vingadores, os Defensores e Heroes for Hire. O retrato do Cavaleiro da Lua na série é semelhante, com Marc Spector sendo o protagonista, interpretado por Oscar Isaac.

Khonshu também aparece frequentemente no programa, seja para atormentar Steven Grant (uma das identidades de Marc, que tem transtorno dissociativo de identidade), ou até mesmo para indicar o caminho que vem a seguir.  Com a série Cavaleiro da Lua retratando a aparência e o poder de Marc como praticamente idênticos à versão em quadrinhos, fica claro que o deus de Khonshu é um grande motivo para isso, com as duas histórias de origem sendo muito semelhantes entre os quadrinhos da Marvel e o MCU.

Arhur Harrow e sua ligação com Ammit

Arthur Harrow na série Cavaleiro da Lua
Divulgação
- publicidade -

Ethan Hawke interpreta o vilão humano, Arthur Harrow, ao lado de Marc Spector em Cavaleiro da Lua da Disney+. Harrow é um fanático religioso e líder de um culto que vê Marc como um obstáculo para ele “curar o mundo”. Através da busca pessoal de Harrow, ele se liga a outra divindade egípcia, Ammut/Ammit, o Devorador dos Mortos.

Nos quadrinhos, Ammit serviu como o deus que devorou as almas indignas dos mortos, impedindo-os de qualquer tipo de vida após a morte, e é justamente através deste caminho que vão sendo construídas as motivações de Arthur Harrow na série.

- publicidade -

Ammit, tanto na mitologia egípcia real quanto nas interpretações da Marvel, mostrou ter a cabeça de um crocodilo e desempenha um papel na decisão do destino das pessoas após a morte. Embora a Marvel não entre em muitos detalhes, as antigas crenças egípcias eram de que isso era feito por meio de uma cerimônia chamada “pesagem do coração”. Na cerimônia, o coração de uma pessoa seria pesado em uma balança contra uma pena de Ma’at, a Deusa da Justiça. Se o coração fosse mais pesado que a pena, Ammut devoraria a alma dessa pessoa, considerando-a indigna da vida após a morte. A cerimônia foi indicada através do mito egípcio com um símbolo chave, um conjunto de balanças.

Isso tudo se relaciona com o vilão da Marvel Studios interpretado por Hawke. Na versão MCU do Cavaleiro da Lua, Hawke é mostrado carregando um cajado que é adornado no punho com duas cabeças de crocodilo. Outra coisa interessante sobre Harrow é que ele tem uma tatuagem no antebraço, que mostra um conjunto de escamas, sustentadas por, novamente, duas cabeças de crocodilo.

Esses símbolos apontam para ninguém menos que Ammut, Devorador dos Mortos, sendo o catalisador da missão pessoal de Harrow que o coloca em desacordo com o Cavaleiro da Lua e, através dele, Khonshu. Também já foi mostrado Harrow realizando uma espécie de julgamento com as pessoas, definindo assim o seu destino entre a vida e a morte.

Nos episódios 02 e 03 também é destacado em certos momentos que Arthur Harrow era um antigo avatar de Khonshu no universo da Marvel Studios. Entretanto, agora ele segue os caminhos desta outra divindade.

Os outros deuses do egípcios na série Cavaleiro da Lua

Deuses Egípcios apareceram em Cavaleiro da Lua
Divulgação

Após os dois primeiros episódios de Cavaleiro da Lua, em que por sua vez tivemos muito foco na missão de Marc Spector / Steven Grant para impedir que Arthur Harrow encontra-se o local em que Ammit estava presa, o terceiro episódio nos mostrou uma reunião da enéade de deuses egípcios.

Embora nem todos os representantes das estátuas estivessem presentes, a reunião contou com as seguintes participações:

Tefnut: Na mitologia egípcia, Tefnut é a deusa da chuva. Ela também é a irmã gêmea (e esposa) de Shu, o deus do ar. Os dois são membros da Enéade, um grupo composto por nove divindades egípcias. Dos dois, apenas Tefnut teve seu avatar aparecendo na reunião dos deuses no episódio 3 de Cavaleiro da Lua.

Hórus: O avatar que afirmou que a humanidade abandonou os deuses representa Hórus, uma divindade importante na mitologia egípcia e o deus do céu. Ao longo dos anos, a versão da Marvel Comics de Horus fez aparições esporádicas nos quadrinhos de Thor, normalmente quando os deuses egípcios são ameaçados por uma força poderosa.

Isis: O avatar humano de Ísis foi ouvido brevemente na reunião. Muitas vezes descrita como uma deusa da lua e da fertilidade, Ísis é a mãe de Hórus e a esposa e irmã de Osíris. Junto com Osíris, Ísis é uma das divindades mais conhecidas do panteão egípcio.

Osíris: Osíris, o deus dos mortos e da fertilidade, é o assunto de vários mitos do antigo Egito sobre sua morte nas mãos de seu irmão maligno, Seth. Seu avatar liderou a reunião dos deuses egípcios no episódio 3 de Cavaleiro da Lua. Osíris é obviamente um grande crítico de Khonshu, já que seu avatar era a maior voz contra ele e foi rápido em descartar suas alegações sobre Arthur Harrow.

Hathor: Como Yatzil disse a Marc no episódio 3 de Cavaleiro da Lua, Hathor é a deusa da música e do amor. Ela também é uma das várias divindades do céu que governam com Ra, o líder de todos os deuses egípcios. Nos mitos, Hathor se transforma em uma deusa-leão chamada Sekhmet.

Vale a pena destacar que Sekhmet também compartilha uma conexão com o Pantera Negra. Ela é irmã de Bast, a deusa pantera responsável pelo legado dos Panteras Negras.

Cavaleiro da Lua e sua ligação com Pantera Negra

Bast em Pantera Negra, deusa que tem ligação com Cavaleiro da Lua
Divulgação

Além de ser a deusa pantera responsável pelo legado do Pantera Negra, Bast também tem uma ligação interessante com Khonshu. Acontece que eles são meio-irmãos, e caso isso venha a ser abordado no MCU acabará apresentando assim uma ligação mais forte entre o Cavaleiro da Lua e o herói que está caminhando para ganhar o seu segundo filme solo.

Entretanto, pelo menos neste primeiro a ausência de Bast é notada na reunião da enéade.

Sobre a série Cavaleiro da Lua

Jeremy Slater, o criador da série The Umbrella Academy, foi contratado pela Marvel como o roteirista-chefe e showrunner da série protagonizada pelo Cavaleiro da LuaBeau DeMayo (The Witcher) também confirmou anteriormente no twitter que será um dos roteiristas do programa, enquanto o cineasta egípcio Mohamed Diab e a dupla formada por Justin Benson e Aaron Moorhead serão responsáveis pela direção dos episódios.

Vale lembrar que anteriormente a atriz May Calamawy, conhecida pelo seu trabalho recente em Ramy, do Hulu, foi confirmada no elenco da série em um papel não revelado. Enquanto isso, o ator Oscar Isaac viverá o Cavaleiro da Lua. Por sua vez, o ator Ethan Hawke (Dia de Treinamento) também foi anunciado como parte do projeto.

Nos quadrinhos, o Cavaleiro da Lua já trabalhou ao lado dos Novos Vingadores, do Homem-Aranha, do Demolidor e do Justiceiro.

Todos os episódios da série Cavaleiro da Lua que foram lançados até o momento já estão disponíveis no Disney+. 

Leia também: Doutor Estranho no Multiverso da Loucura: Classificação indicativa do filme é definida

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries de heróis no Universo HeroicoAproveite também para seguir a nossa conta no instagram.

-publiicidade-
Marco Victor Barbosa
Marco Victor Barbosahttps://www.jornadageek.com.br/
Formado em Jornalismo desde 2012, é o fundador dos sites Universo Heroico e Jornada Geek. Antigo frequentador de locadoras, colecionador de filmes, e agora um apaixonado por streamings. Amante de filmes, séries e games, além de acreditar que é possível vivermos em um mundo onde possa gostar de Marvel e DC.
-publicidade-
498FãsCurtir
14,815SeguidoresSeguir
1,351SeguidoresSeguir

Últimas Postagens

-publicidade-

Artigos Relacionados