A Árvore do Multiverso: Entenda o seu significado para o futuro do MCU

Loki vestindo sua nova roupa como o Deus das Histórias ao lado de Yggdrasil, a Árvore do Multiverso em Loki, temporada 2, episódio 6
Divulgação

Aviso! Este artigo contém spoilers de Loki, temporada 2, episódio 6.

A escolha de Loki de se tornar o Deus das Histórias leva à reestruturação da AVT em uma árvore multiversal manifestada pela Árvore do Mundo Nórdico Yggdrasil para salvar a linha do tempo. O significado da iconografia da árvore multiversal se conecta à mitologia nórdica, à jornada de Loki e a toda a história do MCU desde a Fase 1, pois simboliza as linhas do tempo ramificadas mantidas juntas por Loki. O uso de Yggdrasil como Árvore do Mundo no MCU compensa uma referência de Thor, já que Loki reescreve a história tornando-a central para o multiverso, remodelando toda a estrutura do MCU.

O episódio 6 da 2ª temporada de Loki terminou com Loki supervisionando a reestruturação da AVT em uma árvore multiversal, levantando a questão do que isso significa e como ele se conecta à história do antigo Deus da Mentira. Depois do final da 2ª temporada de Loki, episódio 5, em que Loki dominou seu deslizamento de tempo, o episódio 6 centrou-se inteiramente em sua busca interminável para salvar a AVT do colapso total. Isso levou à jornada recheada de easter eggs do episódio 6 da 2ª temporada de Loki através dos antigos contos do Deus das Histórias no Disney+.

Eventualmente, Loki percebeu que, para salvar a AVT, ele deveria se tornar o Deus literal das histórias. Isso resultou em uma grande escolha para Loki na época da 2ª temporada de Loki, final do episódio 6, que o viu supervisionar a AVT ao custo de sua própria liberdade. Ao fazer esta escolha, Loki essencialmente reestruturou a AVT em algo totalmente novo que agora se manifestava por uma árvore multiversal em oposição ao Tear Temporal. Com isso em mente, qual é o significado da iconografia da árvore multiversal e como ela se conecta não apenas à jornada de Loki, mas a toda a história do MCU desde a Fase 1?

Yggdrasil: Explicação da árvore do multiverso de Loki

Imagem final da 2ª temporada de Loki
Divulgação

Em primeiro lugar, vale a pena explorar o que exatamente aconteceu na 2ª temporada de Loki, no final do episódio 6, para transformar a AVT na árvore multiversal. Depois de perceber que alguém precisa supervisionar as linhas do tempo ramificadas para mantê-los todos seguros, em vez da dedicação daquele que permanece em proteger apenas a linha do tempo sagrada, Loki avança para o Tear Temporal. Loki usa sua magia para abrir o Tear, lutando contra os ramos em expansão infinita do multiverso usando suas próprias mãos.

Loki então viaja para o trono no Fim dos Tempos com o multiverso literalmente na palma de suas mãos e permanece lá, unindo física e magicamente o multiverso. Isso se manifesta como uma árvore do multiverso que se liga às origens nórdicas de Loki. Na mitologia nórdica, dizia-se que os nove reinos eram mantidos unidos pelos ramos de Yggdrasil, a Árvore do Mundo. Dado o novo título MCU de Loki como o Deus das Histórias, isso se tornou uma realidade literal com Loki reescrevendo o multiverso e formando Yggdrasil para manter o multiverso unido em uma árvore de linhas do tempo infinitas e ramificadas.

Loki entregou um easter egg envolvendo a árvore da vida na Fae 1 do MCU

Chris Hemsworth em Thor 2011 MCU Fase 1

Embora Yggdrasil seja importante para a mitologia nórdica do mundo real, também foi mencionado no MCU como parte da cultura Asgardiana. A Árvore do Mundo, ou Árvore da Vida, foi mencionada já em Thor de 2011 como parte do cosmos do MCU, da mesma forma que é descrita na mitologia nórdica. Thor diz a Jane que a Árvore do Mundo é o que mantém unido o cosmos com Loki, e na 2ª temporada, episódio 6, finalmente esta referência foi compensada apenas de uma maneira muito diferente.

Em vez de Yggdrasil manter os reinos do cosmos unidos no MCU, Loki reescreveu esta história colocando a Árvore do Mundo como central para o multiverso. Yggdrasil é agora vital para a expansão do multiverso com Loki no seu centro, mantendo unidas as ramificações das linhas do tempo em expansão. Em vez de simplesmente ser vital para a infraestrutura do cosmos como Thor pensava uma vez, o episódio 6 da 2ª temporada de Loki reescreveu completamente esta provocação e valeu a pena um easter egg de 12 anos ao remodelar a Árvore do Mundo em toda a estrutura do multiverso daqui para frente no MCU.

Confira também: Loki voltará a aparecer no MCU?

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries de heróis no Universo HeroicoAproveite também para seguir a nossa conta no instagram e a página no Google News.